Trump cobra Turquia por compras de petróleo russo

Trump cobra Turquia a interromper imediatamente as compras de petróleo russo, medida que, segundo o presidente dos Estados Unidos, reduziria o fluxo de recursos que financia a guerra na Ucrânia. A declaração foi feita nesta quinta-feira (12) durante encontro com o presidente Recep Tayyip Erdogan, na Casa Branca.
No Salão Oval, Trump qualificou como “a melhor coisa” que Ancara poderia fazer deixar de importar energia de Moscou. Turquia, Índia e China são hoje os principais clientes do setor de petróleo e gás da Rússia, que enfrenta sanções ocidentais desde a invasão da Ucrânia em 2022.
Trump cobra Turquia por compras de petróleo russo
Apesar do apelo energético, a reunião terminou sem compromissos concretos sobre dois temas sensíveis: a venda dos caças furtivos F-35 à Turquia e o possível levantamento das sanções impostas a Ancara em 2020, depois da aquisição dos sistemas antiaéreos russos S-400. Trump, porém, disse estar “otimista” e afirmou que um acordo pode ser anunciado “ainda hoje”.
Expulsa do programa de coprodução do F-35 em 2019, a Turquia tenta reverter a decisão argumentando tratar-se de uma parceria estratégica. Parlamentares norte-americanos, todavia, condicionam a retomada das negociações à desistência turca dos S-400 e a uma postura mais alinhada aos aliados da OTAN.
Trump também sinalizou que sanções econômicas contra Ancara “podem ser suspensas muito em breve”, caso as conversas avancem. Para o líder norte-americano, Erdogan goza de respeito tanto em Kiev quanto em Moscou e poderia exercer “grande influência” se interrompesse o comércio energético com a Rússia.
Segundo análise da BBC, o corte nas importações turcas representaria um golpe adicional à receita russa, já pressionada por tetos de preço e embargos ocidentais.
Para acompanhar outros desdobramentos geopolíticos e econômicos, visite a editoria Notícias e Tendências e siga nossas atualizações diárias.
Crédito: Reuters
Postagens Relacionadas