Canadá e Índia nomeiam novos altos-comissários diplomáticos

Canadá e Índia nomeiam novos altos-comissários diplomáticos

Canadá e Índia nomeiam novos altos-comissários diplomáticos em uma tentativa de reaproximar os dois países após meses de forte tensão provocada por alegações de interferência estrangeira.

Movimento para restaurar serviços e diálogo

A ministra canadense das Relações Exteriores, Anita Anand, anunciou que o diplomata Christopher Cooter, com 35 anos de carreira e passagem por Nova Délhi na década de 1990, assume como novo alto-comissário do Canadá na Índia. Segundo Anand, a nomeação “faz parte de uma abordagem passo a passo para aprofundar o engajamento diplomático e avançar na cooperação bilateral”, além de “restaurar serviços essenciais para cidadãos canadenses e apoiar a economia do país”.

Nova Délhi confirmou, em nota, que o embaixador Dinesh K. Patnaik, que ocupava o posto na Espanha desde 2021, será o novo representante indiano em Ottawa. Ele deverá assumir “em breve”, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores da Índia.

Contexto de atritos recentes

Os dois cargos estavam vagos desde outubro passado, quando Canadá e Índia expulsaram diplomatas de alto escalão em represália mútua. A reação canadense ocorreu após a Polícia Montada Real (RCMP) revelar “grande volume” de indícios sobre crimes supostamente articulados por agentes indianos em território canadense — incluindo casos de extorsão, ameaças e homicídios contra opositores do governo de Narendra Modi.

Em 2023, o ex-primeiro-ministro Justin Trudeau acusou publicamente a Índia de envolvimento no assassinato do líder sikh Hardeep Singh Nijjar em Surrey, Colúmbia Britânica. Nova Délhi negou e chegou a suspender, por dois meses, a emissão de vistos em seus consulados no Canadá. O episódio agravou a já complexa relação entre os países, que, segundo analistas da BBC, se tornou uma das mais delicadas no cenário do G20.

G7 e necessidade de diversificação econômica

A reaproximação começou na Cúpula do G7, em junho, em Alberta, quando o primeiro-ministro Mark Carney convidou Modi para discutir “segurança e crescimento econômico”. Ambos buscam diversificar parceiros comerciais em meio à escalada tarifária dos Estados Unidos, iniciada pelo ex-presidente Donald Trump — tarifas que chegaram a 50 % contra a Índia e 35 % contra o Canadá.

Durante o encontro, Carney e Modi concordaram em retomar o diálogo das forças de segurança para enfrentar a chamada “repressão transnacional”, tema que também permeia a nova missão dos altos-comissários.

Com as indicações de Cooter e Patnaik, Ottawa e Nova Délhi sinalizam disposição para reconstruir pontes diplomáticas, restabelecer serviços consulares plenos e fortalecer a cooperação econômica, mesmo sob a sombra de graves acusações que ainda desafiam a confiança mútua.

Para acompanhar outras análises sobre geopolítica e tecnologia, visite nossa sessão de Ciência e Tecnologia e continue informado.

Crédito da imagem: Global News

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.