Zelensky e líderes europeus encontram Trump na Casa Branca

Zelensky e líderes europeus encontram Trump na Casa Branca

Zelensky e líderes europeus encontram Trump na Casa Branca nesta segunda-feira (data local), em um esforço conjunto para discutir um possível acordo de paz duradoura para a Ucrânia depois do fracasso das negociações entre Estados Unidos e Rússia no Alasca.

Zelensky e líderes europeus encontram Trump na Casa Branca

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky será acompanhado pelo primeiro-ministro britânico Sir Keir Starmer, pelo presidente francês Emmanuel Macron, pela presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e pelo secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O grupo atendeu a um convite de Zelensky após a reunião de Donald Trump com o presidente russo Vladimir Putin, na sexta-feira, que terminou sem acordo de cessar-fogo.

Trump mudou de posição e passou a defender um pacto de paz permanente em vez de um cessar-fogo imediato, alegando nas redes sociais que trégua “muitas vezes não se sustenta”. O Kremlin, segundo fontes diplomáticas, propôs a retirada das tropas ucranianas de Donetsk em troca do congelamento das linhas de frente em Zaporizhzhia e Kherson. Kiev rejeita qualquer cessão territorial, pois teme que isso sirva de base para futuras ofensivas russas.

Governos europeus reagiram com cautela ao giro estratégico de Washington. De acordo com a BBC, diplomatas da União Europeia temem que Trump pressione Zelensky a aceitar termos discutidos com Putin. Von der Leyen, que se reuniu com o líder ucraniano em Bruxelas no domingo, confirmou presença na Casa Branca por meio da rede X.

Esta será a primeira visita de Zelensky ao Salão Oval desde o tenso encontro de fevereiro, quando Trump o acusou publicamente de “jogar com a Terceira Guerra Mundial”. Desde então, líderes europeus atuaram para restaurar o diálogo. Em abril, ambos tiveram uma conversa de 15 minutos considerada “muito produtiva” pela Casa Branca, à margem do funeral do papa Francisco.

Além da agenda diplomática, Kiev firmou recentemente um acordo de minerais que concede participação financeira aos EUA e reiterou disposição para pagar por armamentos fabricados no país. Ainda assim, a capital ucraniana observa com apreensão o estreitamento de laços entre Trump e Putin — o presidente russo enfrenta mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra.

Ao desembarcar em Washington, Zelensky afirmou que “a paz real precisa ser duradoura, não apenas uma pausa entre invasões russas”. A expectativa é que o encontro desta segunda-feira defina parâmetros para futuras negociações multilaterais, mantendo a pressão sobre Moscou sem comprometer a integridade territorial da Ucrânia.

Quer saber como a tecnologia pode influenciar os desdobramentos desse conflito? Confira nossa análise recente em Ciência e Tecnologia e continue acompanhando nossa cobertura especializada.

Crédito da imagem: EPA

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.