Trump lança ofensiva federal contra crime em Memphis

Trump lança ofensiva federal contra crime em Memphis
Getting your Trinity Audio player ready...

Trump lança ofensiva federal contra crime em Memphis ao criar, nesta segunda-feira (09/09), uma força-tarefa que mobiliza Guarda Nacional, FBI, ICE, ATF e Departamento de Justiça para atuar na cidade do Tennessee.

A iniciativa foi anunciada no Salão Oval com a presença do governador republicano Bill Lee. O presidente afirmou que Memphis está “tomada por arrombamentos, assaltos e tiroteios” e prometeu repetir o modelo aplicado em Washington DC, onde, segundo ele, “praticamente não há crime neste momento”.

Índice

Trump lança ofensiva federal contra crime em Memphis

Memphis é a segunda cidade a receber o programa de reforço federal, depois da capital norte-americana. Antes, Donald Trump considerou Chicago, mas recuou diante da resistência de autoridades locais. Agora, volta a mencionar possíveis operações em Chicago e St. Louis.

Dados de violência impulsionam decisão

Estatísticas do FBI referentes a 2024 apontam 2.501 crimes violentos por 100 mil habitantes em Memphis, tornando a cidade uma das mais perigosas dos Estados Unidos. A mesma base de dados, analisada pela BBC News, coloca Memphis no topo do ranking de homicídios, com 41 assassinatos por 100 mil moradores — à frente de Baltimore e Chicago.

Reações do governo local

O prefeito democrata Paul Young declarou à CNN que “não está satisfeito” com a chegada de tropas federais e que o plano lhe foi confirmado pelo presidente durante entrevista à Fox News. Young defende que a criminalidade já apresenta queda e quer participar das decisões sobre como as forças atuarão “para limitar impactos negativos nas comunidades”.

Apesar da discordância municipal, líderes republicanos do Tennessee apoiam a medida. Bill Lee elogiou os resultados “sustentáveis” obtidos no estado e disse trabalhar em conjunto com a Casa Branca para empregar “todos os recursos federais e estaduais” em Memphis.

Legalidade da presença militar é contestada

Especialistas continuam questionando o uso da Guarda Nacional em cidades americanas. Em setembro, um juiz federal da Califórnia considerou ilegal a ação de tropas em Los Angeles, embora a decisão não se aplique a outros municípios. Pesquisas de opinião indicam que a militarização em Washington é impopular entre os residentes.

O governo argumenta que, desde 11 de agosto, a intervenção em DC resultou em mais de 2 mil prisões e centenas de armas apreendidas, números usados como justificativa para replicar a estratégia em Memphis e possivelmente em outras localidades.

Quer se aprofundar em temas de segurança pública e tecnologia? Visite nossa editoria de Ciência e tecnologia e acompanhe as próximas análises.

Crédito da imagem: Getty Images

zairasilva

Olá! Eu sou a Zaira Silva — apaixonada por marketing digital, criação de conteúdo e tudo que envolve compartilhar conhecimento de forma simples e acessível. Gosto de transformar temas complexos em conteúdos claros, úteis e bem organizados. Se você também acredita no poder da informação bem feita, estamos no mesmo caminho. ✨📚No tempo livre, Zaira gosta de viajar e fotografar paisagens urbanas e naturais, combinando sua curiosidade tecnológica com um olhar artístico. Acompanhe suas publicações para se manter atualizado com insights práticos e interessantes sobre o mundo da tecnologia.

Conteúdo Relacionado

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OK