Tapeçaria de Bayeux fecha na França antes de Londres

Tapeçaria de Bayeux fecha na França antes de Londres

Tapeçaria de Bayeux fecha na França antes de Londres

Tapeçaria de Bayeux fecha na França antes de Londres A obra-prima bordada que retrata a invasão normanda da Inglaterra em 1066 será retirada do público no Museu de Bayeux a partir de 1º de setembro, quando começam obras de um novo espaço expositivo. O próximo momento para vê-la deverá ser no British Museum, em Londres, a partir do outono do ano que vem.

Índice

Especialistas temem pela integridade do tecido milenar

A decisão de enviar a tapeçaria de quase mil anos ao Reino Unido provocou forte reação no meio cultural francês. Uma petição que qualifica o empréstimo como “crime cultural” já soma 60 mil assinaturas. Conservadores alertam que as vibrações inevitáveis de um trajeto rodoviário podem causar danos irreversíveis aos 70 metros de linho e lã do painel, composto por 58 cenas, 626 personagens e 202 cavalos.

Mesmo assim, o alto funcionário Philippe Bélaval, responsável pelo projeto, defendeu que a tapeçaria “não é intransportável”, citando um estudo técnico concluído este ano. Os autores do relatório e suas conclusões detalhadas não foram divulgados.

Acordo cultural envolve troca inédita de peças

O empréstimo, anunciado em julho pelo presidente Emmanuel Macron e pelo primeiro-ministro britânico, Sir Keir Starmer, faz parte de um acordo de reciprocidade. Enquanto a Tapeçaria de Bayeux permanecer em Londres até julho de 2027, objetos anglo-saxões de Sutton Hoo e as peças de xadrez de Lewis, do século XII, viajarão para museus da Normandia.

O fluxo de visitantes à cidade aumentou nas últimas semanas, com turistas buscando uma última oportunidade antes do fechamento. Segundo autoridades locais, a reforma do museu deve durar pelo menos dois anos.

O empréstimo reacende o debate histórico entre França e Reino Unido: bordada no século XI, possivelmente em Kent, a tapeçaria termina com a fuga dos anglo-saxões na Batalha de Hastings, símbolo da mudança de poder na Inglaterra medieval.

Para saber como a transferência da tapeçaria de Bayeux evoluirá e outras atualizações do mundo da cultura e tecnologia, continue acompanhando nossa editoria de Ciência e Tecnologia.

Crédito da imagem: Reuters

zairasilva

Olá! Eu sou a Zaira Silva — apaixonada por marketing digital, criação de conteúdo e tudo que envolve compartilhar conhecimento de forma simples e acessível. Gosto de transformar temas complexos em conteúdos claros, úteis e bem organizados. Se você também acredita no poder da informação bem feita, estamos no mesmo caminho. ✨📚No tempo livre, Zaira gosta de viajar e fotografar paisagens urbanas e naturais, combinando sua curiosidade tecnológica com um olhar artístico. Acompanhe suas publicações para se manter atualizado com insights práticos e interessantes sobre o mundo da tecnologia.

Conteúdo Relacionado

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OK