Netanyahu acusa premiê australiano de trair Israel

Netanyahu acusa premiê australiano de trair Israel

Netanyahu acusa premiê australiano de trair Israel

Netanyahu acusa premiê australiano de trair Israel ao afirmar que Anthony Albanese “abandonou” a comunidade judaica do país e “traiu” o Estado hebreu, intensificando o atrito diplomático entre Jerusalém e Canberra.

Netanyahu acusa premiê australiano de trair Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou nesta terça-feira (13) que o colega australiano, Anthony Albanese, “será lembrado pela História como um político fraco”. A crítica veio após o governo da Austrália revogar o visto do deputado de extrema direita Simcha Rothman, integrante da coalizão de governo israelense, que participaria de eventos da comunidade judaica local.

Em resposta à decisão australiana, o Ministério das Relações Exteriores de Israel anulou os vistos de representantes oficiais de Canberra que atuariam junto à Autoridade Palestina. A troca de represálias ocorre dias depois de o governo Albanese anunciar que seguirá Reino Unido, França e Canadá no reconhecimento formal de um Estado palestino.

O ministro da Imigração da Austrália, Tony Burke, classificou a reação de Netanyahu como um “ataque” motivado pela nova postura de Canberra. “Força não se mede por quantas pessoas você pode explodir ou deixar com fome”, declarou Burke à rede ABC.

Dentro de Israel, as declarações do premiê também foram contestadas. O líder da oposição, Yair Lapid, afirmou na plataforma X que o confronto apenas fortalece Albanese, chamando Netanyahu de “líder politicamente tóxico no mundo ocidental”.

Segundo reportagem da BBC, a polêmica se soma a uma série de incidentes antissemitas registrados recentemente na Austrália, em meio à guerra entre Israel e Hamas. Albanese já havia criticado Tel Aviv em agosto, citando o bloqueio de ajuda humanitária e as mortes de civis em pontos de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza.

Até o momento, 147 dos 193 Estados-membros da ONU reconhecem oficialmente a Palestina. Israel, no entanto, argumenta que tais gestos recompensam o Hamas e minam negociações diretas de paz.

Com os atritos escalando, analistas avaliam que a relação bilateral, geralmente estável, entra em terreno incerto. Diplomatas de ambos os lados evitam prever quando — e se — os vistos serão restabelecidos.

Para acompanhar desdobramentos sobre este e outros temas internacionais, visite nossa editoria de Ciência e Tecnologia e mantenha-se informado.

Crédito da imagem: Reuters

Netanyahu acusa premiê australiano de trair Israel - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

zairasilva

Olá! Eu sou a Zaira Silva — apaixonada por marketing digital, criação de conteúdo e tudo que envolve compartilhar conhecimento de forma simples e acessível. Gosto de transformar temas complexos em conteúdos claros, úteis e bem organizados. Se você também acredita no poder da informação bem feita, estamos no mesmo caminho. ✨📚No tempo livre, Zaira gosta de viajar e fotografar paisagens urbanas e naturais, combinando sua curiosidade tecnológica com um olhar artístico. Acompanhe suas publicações para se manter atualizado com insights práticos e interessantes sobre o mundo da tecnologia.

Postagens Relacionadas

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OK