Lisa Cook processa Trump por tentativa de demissão no Fed

Lisa Cook processa Trump por tentativa de demissão no Fed

Lisa Cook processa Trump nesta quinta-feira (data GMT), pedindo que a Justiça federal declare “ilegal e nula” a ordem do presidente dos Estados Unidos que pretende afastá-la do cargo de governadora do Federal Reserve (Fed). O processo também cita o presidente do banco central, Jerome Powell, e todo o Conselho de Governadores como réus.

Lisa Cook processa Trump

Na ação, a economista argumenta que a destituição violaria o Federal Reserve Act, que exige demonstração de “justa causa” para a remoção de um integrante do conselho. Segundo a defesa, liderada pelo advogado Abbe Lowell, a acusação de que Cook teria feito declarações falsas em pedidos de hipoteca “não passa de alegação não comprovada” e não configura motivo legal para demissão.

Trump, contudo, sustenta que há “razões suficientes” para acreditar que Cook mentiu sobre ter duas residências principais em estados distintos, conforme carta pública do regulador de financiamento habitacional Bill Pulte, aliado do presidente. A Casa Branca afirmou à BBC que o presidente apenas “exerceu sua autoridade legal” para afastar “alguém acusado de fraude financeira em posição sensível”.

Especialistas apontam que, embora o ato de 1913 permita a remoção “por causa”, ele não dá aval ao presidente para dispensar membros do Fed a seu bel-prazer. Caso avance, a disputa pode chegar à Suprema Corte e se tornar um marco para a autonomia da autoridade monetária. Em mais um sinal de tensão, Trump vem pressionando o Fed a reduzir juros, movimento do qual Cook tem discordado em votações recentes.

Governadora desde 2023, Cook integra o Comitê Federal de Mercado Aberto, responsável por definir a taxa básica dos EUA — referência mundial para empréstimos, investimentos e decisões de outros bancos centrais. Em julho, ela acompanhou Powell e a maioria do colegiado na manutenção dos juros.

De acordo com a agência Reuters, nenhum processo criminal foi aberto contra Cook até o momento, e não há confirmação de investigação formal.

O desfecho do litígio poderá redefinir os limites de interferência política sobre o Fed e influenciar diretamente a condução da política monetária norte-americana.

Para acompanhar outras coberturas sobre economia e tecnologia, visite a editoria de tendências em nosso portal e continue informado.

Crédito da imagem: Reuters

Lisa Cook processa Trump por tentativa de demissão no Fed - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.