Dragon Ball Z na Globo em 11 de Setembro: mito ou fato?

Dragon Ball Z na Globo em 11 de Setembro: mito ou fato? A suposta interrupção do anime pela emissora durante os atentados de 2001 é relembrada até hoje, mas documentos da própria Globo mostram que essa cena nunca foi ao ar.

Na memória de muitos espectadores, o episódio de Vegeta teria sido cortado para a entrada do “Plantão” que cobriu o ataque às Torres Gêmeas. No entanto, uma investigação interna realizada em 2023 pela emissora carioca desmontou a narrativa e esclareceu o que, de fato, foi transmitido naquela manhã histórica.

Dragon Ball Z na Globo em 11 de Setembro: mito ou fato?

De acordo com reportagem do G1, o noticiário interrompeu duas vezes o programa infantil Bambuluá, apresentado por Angélica: a primeira às 9h50, durante o desenho As Aventuras de Mickey e Disney; a segunda logo depois, após o quadro Garrafinha. Como toda a grade infantil era transmitida simultaneamente em rede, não havia margem para que afiliações exibissem qualquer outro conteúdo naquele momento.

O que a Globo exibiu naquela manhã

Enquanto os jornais assumiam a programação, Dragon Ball Z ainda nem tinha começado. O bloco com o anime estava previsto para as 11h, horário que já encontrava a grade tomada pela cobertura jornalística. Assim, não houve corte do anime: simplesmente ele não chegou a ser exibido em 11 de setembro de 2001.

Qual episódio estaria programado

Segundo os registros do canal, a Globo transmitiria o episódio 237, “Vegeta luta por seus entes queridos”, sexto capítulo da Saga Majin Boo, em que o príncipe dos Saiyajins se sacrifica para deter o vilão. A teoria de que seria o episódio da transformação em Super Saiyajin 3 de Goku não procede.

Mandela Effect explica a confusão

A persistência dessa lembrança coletiva se deve ao chamado Efeito Mandela, fenômeno descrito pela pesquisadora Fiona Broome, no qual várias pessoas compartilham memórias de algo que nunca aconteceu. A comoção gerada pelo atentado e a popularidade do anime podem ter reforçado essa falsa lembrança para uma geração inteira.

Em resumo, nenhum capítulo de Dragon Ball Z foi interrompido pela Globo em 11 de setembro de 2001; o noticiário simplesmente tomou a programação antes do horário do anime. Para seguir acompanhando análises sobre cultura pop e tecnologia, visite a nossa página principal e fique por dentro das novidades.

Crédito da imagem: Divulgação/Shueisha

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.