Corpo de refém israelense é localizado em Gaza
Corpo de refém israelense é localizado em Gaza
Corpo de refém israelense Ilan Weiss, 56 anos, foi recuperado pelo Exército de Israel em operação na Faixa de Gaza, informou nesta sexta-feira (24) a Força de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês). O israelense havia sido morto durante o ataque do Hamas ao sul do país em 7 de outubro de 2023.
Corpo de refém israelense é localizado em Gaza
Segundo o porta-voz militar, além de Weiss, os soldados encontraram os restos mortais de um segundo refém cuja identidade ainda não foi divulgada. Ambos foram levados ao Instituto Nacional de Medicina Legal, em Tel Aviv, para confirmação formal.
Weiss era morador do Kibutz Beeri e foi morto enquanto tentava defender a comunidade no dia do ataque, no qual 1.200 pessoas foram assassinadas e 251 levadas como reféns. A esposa dele, Shiri, e a filha, Noga, também foram sequestradas, mas foram libertadas durante a trégua temporária de novembro de 2023.
Com a recuperação dos corpos, permanecem 48 reféns na Faixa de Gaza; o governo israelense acredita que 20 deles ainda estejam vivos. A pressão interna sobre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para fechar um acordo de libertação aumentou, impulsionando grandes protestos em Tel Aviv e outras cidades.
Desde o início da ofensiva israelense em outubro, ao menos 62.966 palestinos morreram, de acordo com o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas. As Nações Unidas e governos ocidentais alertam que a nova fase da operação, que pretende avançar sobre a Cidade de Gaza, pode agravar a já severa crise humanitária na região. Reportagem da BBC ressalta que mais de um milhão de civis vivem na zona prevista para o ataque.
O porta-voz militar em árabe, Avichay Adraee, afirmou que as tropas operam “com grande intensidade” nos arredores da capital do enclave e que os bombardeios serão ampliados. O Hamas afirmou que quaisquer incursões colocarão os reféns “sob os mesmos riscos” enfrentados pelos combatentes do grupo.
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde local relatou 48 mortes por ataques israelenses e mais cinco por desnutrição, totalizando 322 óbitos ligados à fome desde o início do conflito. A escassez de alimentos levou um órgão apoiado pela ONU a declarar oficialmente fome em partes do território.
Para acompanhar outras atualizações sobre Oriente Médio, visite nossa seção de notícias em Online Digital Soluções e mantenha-se informado.
Crédito da imagem: BBC News

Imagem: Internet