Ataque dos EUA mata 4 em barco suspeito de drogas

Ataque dos EUA mata 4 em barco suspeito de drogas foi a nova ação militar anunciada nesta sexta-feira (data local) pelo secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth. O alvo, segundo o Pentágono, era uma pequena embarcação que navegava em águas próximas à Venezuela e estaria carregada de entorpecentes.
Hegseth afirmou em rede social que “nossa inteligência confirmou, sem dúvida, que o barco transportava narcóticos, a tripulação era formada por narco-terroristas e navegava por uma rota conhecida do tráfico”. O secretário não revelou a procedência exata dos ocupantes nem o cartel envolvido, mas garantiu que a carga teria “drogas suficientes para matar entre 25 e 50 mil pessoas”.
Ataque dos EUA mata 4 em barco suspeito de drogas
De acordo com o Pentágono, a ofensiva desta manhã resultou na morte de quatro homens, elevando para 21 o número de vítimas fatais em quatro operações semelhantes realizadas no Caribe desde o mês passado. Todas elas tinham como justificativa o combate a organizações de tráfico que o presidente Donald Trump passou a tratar como “combatentes ilegais”, argumento usado para empregar força militar sem aval expresso do Congresso.
O vídeo divulgado pela Defesa mostra o momento em que a lancha explode em alto-mar, ficando envolta por chamas enquanto deriva sem controle. Três das quatro ações confirmadas atingiram embarcações que, segundo Washington, partiram de portos venezuelanos. A Marinha norte-americana mantém na região oito navios de guerra e cerca de 5 000 militares, presença considerada a maior dos últimos anos.
Em publicação anterior, Trump alegou que o primeiro ataque atingiu membros do cartel Tren de Aragua, mas, desde então, nem a Casa Branca nem o Departamento de Defesa detalharam quais grupos estariam na mira. Questionado, o Pentágono remeteu jornalistas ao post de Hegseth. A Associated Press relatou que nenhuma lista oficial de organizações designadas como terroristas foi divulgada até o momento.
Quer saber como essa escalada militar pode impactar a geopolítica latino-americana? Acesse nossa seção de Notícias e Tendências e acompanhe análises exclusivas. Continue informado!
Crédito da imagem: Globalnews.ca
Postagens Relacionadas