Agente de IA da Amazon automatiza tarefas de vendedores

Agente de IA da Amazon automatiza tarefas de vendedores é a mais recente aposta da companhia para simplificar a operação de lojistas terceirizados que atuam no marketplace. Apresentado nesta quarta-feira (17) durante a conferência Accelerate, em Seattle, o recurso amplia o Seller Assistant e passa a executar ações em nome dos comerciantes, sempre mediante autorização prévia.

Ao anunciar a novidade, a Amazon ressaltou que seus parceiros independentes já respondem por mais da metade das vendas no site. O novo agente de inteligência artificial promete reduzir processos repetitivos, liberar tempo para inovação de produtos e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Agente de IA da Amazon automatiza tarefas de vendedores

Entre as funções disponíveis, a ferramenta baseada na plataforma Bedrock consegue gerar descrições com IA generativa, criar imagens e vídeos, coordenar pedidos de inventário, elaborar planos de expansão e corrigir problemas de conta para evitar suspensões. De acordo com Dharmesh Mehta, vice-presidente de serviços para parceiros, mais de 1,3 milhão de vendedores já utilizavam recursos de geração automática de listagens antes mesmo desta atualização.

O agente opera em grandes modelos de linguagem desenvolvidos pela própria Amazon e por parceiros como OpenAI e Anthropic. Segundo a empresa, não há cobrança adicional pelo uso, reforçando a estratégia de manter a base de lojistas ativa e lucrativa — somente no segundo trimestre de 2025, os serviços para vendedores renderam US$ 40,3 bilhões à companhia.

Embora tenha sido revelada agora com capacidades “agênticas”, a solução vem evoluindo desde setembro de 2024, quando foi lançada sob o codinome Project Amelia. A cada iteração, o Seller Assistant busca diminuir a complexidade de gerenciar uma loja virtual dentro do ecossistema Amazon.

Analistas avaliam que a medida mantém a gigante de Seattle competitiva frente a outras plataformas de comércio eletrônico que também investem em automação e IA generativa. Em reportagem da CNBC, especialistas apontam que a isenção de tarifas pode acelerar a adoção da tecnologia entre pequenos e médios empreendedores.

Com o lançamento, a Amazon reforça seu compromisso de integrar inteligência artificial a todas as etapas da jornada de venda, do cadastro de produtos à logística, permitindo que os comerciantes se concentrem em iniciativas de maior valor agregado.

Para saber como a inteligência artificial está transformando outros setores, confira nosso conteúdo em Ciência e tecnologia e continue acompanhando nossas atualizações.

Crédito da imagem: Jim Parkin/Shutterstock

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.