Vagas na Rússia: governo sul-africano alerta jovens

Vagas na Rússia: governo sul-africano alerta jovens

Vagas na Rússia divulgadas por influenciadoras sul-africanas em vídeos virais levaram Pretória a emitir um aviso urgente às mulheres que buscam trabalho no exterior.

Vagas na Rússia: governo sul-africano alerta jovens

O Departamento de Relações Internacionais da África do Sul manifestou “extrema preocupação” com publicações que oferecem um suposto “start programme” de dois anos na região de Tartaristão, Rússia. As peças publicitárias, apresentadas por criadoras de conteúdo como Cyan Boujee (Honour Zuma), prometem emprego, moradia e aulas de russo a mulheres entre 18 e 22 anos.

Em um vídeo já removido do TikTok, Boujee — que soma 1,7 milhão de seguidores — exibe dormitórios e descreve o programa como “um novo começo” para africanas, asiáticas e latino-americanas. A influenciadora não é investigada por crime, mas enfrenta críticas pela falta de informações claras sobre as funções oferecidas.

Segundo Clayson Monyela, chefe da diplomacia pública sul-africana, ofertas não verificadas podem ocultar condições precárias ou atividades de risco. “Se algo parece bom demais, procure uma segunda opinião”, publicou no X (antigo Twitter).

Relatório de maio da Global Initiative Against Transnational Organized Crime indica que alguns recrutados acabam em fábricas de drones que abastecem o esforço de guerra russo na Ucrânia. O documento aponta promessas enganosas sobre o tipo de trabalho, jornada e formação profissional.

O alerta ocorre em meio a um cenário de desemprego elevado entre jovens sul-africanos, fator que aumenta a vulnerabilidade a propostas tentadoras no exterior. As autoridades recomendam verificar toda oportunidade junto às missões diplomáticas antes de assinar contratos ou entregar documentos pessoais.

Para entender como golpes de emprego se multiplicam na era digital e proteger sua carreira, leia também nosso conteúdo em Ciência e Tecnologia e continue acompanhando nossas atualizações.

Crédito da imagem: BBC News

Vagas na Rússia: governo sul-africano alerta jovens - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.