Trump quer que reunião com Putin abra caminho para encontro com Zelenskyy

Trump quer que reunião com Putin abra caminho para encontro com Zelenskyy
Getting your Trinity Audio player ready...

Washington, 14 mar. 2024 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que o encontro marcado para amanhã com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca, tem como principal objetivo “preparar a mesa” para uma futura reunião que inclua também o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

Índice

Expectativa moderada para a cúpula

Desde que anunciou a cúpula na semana passada, Trump vem reduzindo as expectativas sobre a possibilidade de um cessar-fogo imediato ou de um acordo de paz duradouro. Ao falar a jornalistas no Salão Oval, o líder norte-americano reforçou que enxerga o encontro de sexta-feira como um passo preliminar.

Amanhã eu só quero organizar o terreno para a próxima reunião, que deve acontecer em breve, talvez até aqui no Alasca”, disse. O republicano revelou a intenção de contar, além de Zelenskyy, com a participação de alguns líderes europeus — hipótese ainda em avaliação.

Pressão internacional e preocupações territoriais

Canadá e países europeus têm insistido para que Kiev seja representada em qualquer negociação e para que a integridade territorial ucraniana seja respeitada. Atualmente, a Rússia controla cerca de 20% do território da Ucrânia, e há receio de que um acordo bilateral entre Trump e Putin consolide essas conquistas.

Trump admitiu, em entrevistas anteriores, a possibilidade de “trocas de terras”, mas promete recuperar parte do território ocupado. “Se eu não fosse presidente, Putin preferiria tomar toda a Ucrânia”, afirmou, garantindo que não cederá às exigências do Kremlin.

Putin elogia esforço norte-americano

Em vídeo divulgado pelo Kremlin após uma reunião com altos funcionários, Putin descreveu as ações do governo Trump como “bastante enérgicas e sinceras” para encerrar as hostilidades. O presidente russo também sugeriu que um acordo de controle de armas nucleares com Washington poderia criar condições de paz a longo prazo tanto na Europa quanto globalmente.

Possibilidade de fracasso

Mais cedo, em entrevista à rádio Fox News, Trump estimou em 25% a chance de a cúpula não produzir resultados significativos. Apesar disso, disse estar disposto a permanecer no Alasca por mais tempo caso um segundo encontro, já com Zelenskyy, possa ser agendado rapidamente.

Posição de Zelenskyy

O líder ucraniano declarou estar aberto a conversar com Putin se houver sinais concretos de que Moscou quer encerrar a invasão, mas lembrou que os bombardeios continuam e que não há indicações de retirada das tropas russas. “Se alguém se prepara para a paz, não age dessa forma”, afirmou em rede social.

Articulação aliada

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, participou de uma videoconferência com líderes de Alemanha, França, Reino Unido e a vice-presidente dos EUA, JD Vance, na quarta-feira. O grupo reiterou que qualquer decisão sobre o futuro da Ucrânia deve partir dos próprios ucranianos e que fronteiras não podem ser alteradas pela força.

Na mesma ligação, Trump informou Zelenskyy e os aliados sobre a agenda da reunião com Putin e prometeu mantê-los atualizados após o encontro.

Para mais detalhes sobre o andamento das negociações e outros desdobramentos internacionais, visite nossa seção de Notícias e Tendência.

Continue acompanhando nossas atualizações para saber se a cúpula no Alasca abrirá de fato o caminho para um diálogo direto entre Moscou e Kiev, potencialmente decisivo para o fim da guerra.

Com informações de Global News

zairasilva

Olá! Eu sou a Zaira Silva — apaixonada por marketing digital, criação de conteúdo e tudo que envolve compartilhar conhecimento de forma simples e acessível. Gosto de transformar temas complexos em conteúdos claros, úteis e bem organizados. Se você também acredita no poder da informação bem feita, estamos no mesmo caminho. ✨📚No tempo livre, Zaira gosta de viajar e fotografar paisagens urbanas e naturais, combinando sua curiosidade tecnológica com um olhar artístico. Acompanhe suas publicações para se manter atualizado com insights práticos e interessantes sobre o mundo da tecnologia.

Conteúdo Relacionado

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OK