Tiroteio em Jerusalém deixa seis mortos e 12 feridos graves marcou a manhã desta segunda-feira (8/9/2025), quando dois palestinos abriram fogo contra pessoas que aguardavam ônibus em um movimentado cruzamento da cidade, segundo autoridades israelenses.
Os atiradores foram abatidos no local por um soldado das Forças de Defesa de Israel (FDI) e por civis armados. A polícia informou que um terceiro suspeito, também palestino, foi detido horas depois. Imagens de câmeras de segurança mostram a multidão fugindo enquanto o para-brisa de um ônibus ficava crivado de balas e pertences eram espalhados pela via.
Tiroteio em Jerusalém deixa seis mortos e 12 feridos graves
O ataque aconteceu em um entroncamento que dá acesso a assentamentos judeus em Jerusalém Oriental e é considerado o mais letal em território israelense desde outubro de 2024. Equipes de resgate relataram vidro quebrado por toda parte e vítimas inconscientes na calçada e na pista.
A escalada de violência ocorre em meio à guerra na Faixa de Gaza, que vem alimentando confrontos tanto em Israel quanto na Cisjordânia ocupada. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que deveria comparecer ao tribunal por seu processo de corrupção, esteve no local duas horas depois e declarou que o país “luta em múltiplas frentes”. Ele elogiou o soldado que reagiu, integrante de uma unidade recém-criada para militares ultraortodoxos.
Mais de cem agentes de segurança vasculharam a área em busca de explosivos ou novos atacantes. À tarde, a polícia prendeu um morador de Jerusalém Oriental com ligação direta ao caso, enquanto o Exército cercava vilarejos palestinos próximos a Ramallah como medida preventiva. O grupo Hamas elogiou a ação, qualificando-a de “resposta natural” à ocupação, embora não tenha reivindicado autoria.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (ONU-OCHA), ao menos 49 israelenses morreram em ataques palestinos entre outubro de 2023 e julho de 2025, enquanto forças israelenses e colonos mataram 968 palestinos no mesmo período.
Naquele que fora o último ataque de grande porte, em outubro de 2024, dois palestinos abriram fogo em um trem leve em Tel Aviv, matando sete pessoas. O braço armado do Hamas assumiu a autoria na ocasião.
Para acompanhar outras atualizações sobre conflitos e geopolítica, visite nossa editoria de Notícias e Tendências e continue informado.
Crédito da imagem: AP Photo/Mahmoud Illean