Submarino protege contra tsunami? Entenda a segurança

Submarino protege contra tsunami? Entenda a segurança

Submarino protege contra tsunami? A ciência indica que, longe da superfície, a embarcação se torna um dos refúgios mais seguros durante um evento desse tipo.

Submarino protege contra tsunami? Entenda a segurança

Projetados para suportar a enorme pressão do fundo do mar, os submarinos conseguem navegar em diferentes camadas de profundidade. Essa característica faz toda a diferença quando um tsunami se forma após um terremoto, um deslizamento submarino ou mesmo uma erupção vulcânica.

Profundidades críticas e zonas de risco

Segundo estudos citados pela publicação especializada SlashGear, as ondas geradas por um tsunami medem menos de 1 m nas áreas profundas e não representam perigo para quem está a 400 m ou mais abaixo da superfície. Contudo, quando o casco sobe para regiões entre 50 m e 150 m, a energia da onda se intensifica rapidamente.

Nessa chamada “zona rasa”, a força da água pode lançar milhares de toneladas de aço como se fossem cascas de noz. Mesmo cascos reforçados poderiam sofrer danos estruturais ou falhas em sistemas vitais de navegação e suporte de vida.

Até onde afundar garante proteção total

Modelos militares de casco de titânio, como os russos Komsomolets (1.250 m) e Losharik (mais de 2.000 m), estariam completamente fora do alcance das maiores ondas conhecidas. Apenas cenários extremos, como o impacto de um asteroide, poderiam alterar esse nível de segurança.

De modo geral, quanto mais fundo o submarino se mantém, mais o tsunami se dissipa. A água, ao contrário do ar, transmite a energia do tsunami horizontalmente; longe da superfície, a embarcação sente apenas um longo e suave balanço.

Comparação com outros abrigos

Enquanto populações costeiras devem buscar pontos elevados em terra firme, um submarino com capacidade de mergulho profundo atua como um refúgio móvel. A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) recomenda evacuações verticais em construções resistentes ou deslocamento para áreas montanhosas; o princípio é o mesmo: fugir da zona onde a onda ganha altura e velocidade destrutiva.

Em síntese, quanto mais distante da superfície, maior a chance de a embarcação atravessar um tsunami ilesa. Para aprofundar-se em temas de ciência e tecnologia, visite também o conteúdo atualizado em nosso portal e continue informado.

Crédito da imagem: Getty Images

Submarino protege contra tsunami? Entenda a segurança - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.