10 séries de faroeste que tens de ver nos serviços de streaming
O género faroeste continua a atrair novos fãs no pequeno ecrã. Das recriações históricas aos cruzamentos com ficção científica, são várias as produções disponíveis em plataformas populares. Fica a conhecer dez títulos que exploram o Velho Oeste sob diferentes perspetivas.
Sagas familiares e reconstruções históricas
Yellowstone (2018-2024) coloca a família Dutton no centro de disputas territoriais no Montana. Kevin Costner lidera um elenco envolvido em conflitos com promotores imobiliários, comunidades indígenas e o poder político. A série está completa no Paramount+, com as quatro primeiras temporadas também na Netflix e no Mercado Play.
1883 (2021-2022) recua à geração anterior dos Dutton, logo após a Guerra Civil norte-americana. Sam Elliott, Tim McGraw e Faith Hill encarnam pioneiros que atravessam as Grandes Planícies em busca de um novo começo. Disponível no Paramount+ e na Netflix.
1923 (2022-2025) avança para os anos da Lei Seca e dos primeiros impactos da Grande Depressão. Helen Mirren e Harrison Ford enfrentam secas, pragas de gado e pressões financeiras. A produção pode ser vista no Paramount+.
Territory (2024) transfere a ação para o Outback australiano, onde a morte suspeita do herdeiro de uma gigantesca quinta de gado desencadeia uma luta pelo controlo da propriedade. Anna Torv, Michael Dorman e Robert Taylor lideram o elenco. Disponível na Netflix.
Terra Indomável (American Primeval, 2025) decorre em 1857, durante a Guerra de Utah. Taylor Kitsch e Betty Gilpin retratam o choque violento entre culturas e religiões enquanto diferentes grupos disputam o Oeste americano. Estreia prevista na Netflix.
Histórias de vingança, justiça e mistério
A Inglesa (The English, 2022) segue Emily Blunt no papel de uma aristocrata que viaja para o Oeste em 1890 atrás do homem que culpa pela morte do filho. A minissérie, também protagonizada por Chaske Spencer, está disponível na HBO Max.
Homens da Lei: Bass Reeves (Lawmen: Bass Reeves, 2023) recria a vida de um dos primeiros delegados afro-americanos dos Estados Unidos. David Oyelowo interpreta o protagonista, com participações de Dennis Quaid e Donald Sutherland. Pode ser vista no Paramount+.
Deadwood: Cidade sem Lei (2004-2006) mostra a transformação de um acampamento mineiro numa localidade do Dakota do Sul na década de 1870. Timothy Olyphant e Ian McShane lideram a série multipremiada, disponível no Paramount+.
Justified (2010-2015) transporta o espírito do faroeste para a contemporaneidade. Timothy Olyphant encarna Raylan Givens, um delegado federal que aplica a lei à moda antiga no Kentucky. A produção pode ser vista no Disney+.
Além da Margem (Outer Range, 2022-2024) combina faroeste e ficção científica. Josh Brolin interpreta um rancheiro que descobre um misterioso vazio nas suas terras no Wyoming, desencadeando eventos fora do comum. A série está disponível na Amazon Prime Video.
Estas dez propostas demonstram a vitalidade do género, seja através de narrativas clássicas de colonização e conflito, seja pelo cruzamento com outros estilos. Disponíveis em diferentes plataformas, oferecem opções para quem procura ação, drama histórico ou abordagens mais arrojadas do Velho Oeste.

Imagem: Netflix divulgação via olhardigital.com.br