Putin rebate Trump e questiona OTAN após ser chamado de tigre de papel

Putin rebate Trump e questiona OTAN ao responder à declaração do ex-presidente dos Estados Unidos de que a Rússia seria um “tigre de papel”. Durante o fórum Valdai, em Sochi, o líder russo ironizou a fala e disse que, se Moscou é frágil, “o que seria então a OTAN?”.
Ao lado de assessores militares, Vladimir Putin afirmou que as tropas russas “avançam em toda a linha de frente” na Ucrânia e que quase todos os países da Aliança Atlântica já estariam “combatendo contra a Rússia” por meio do fornecimento de armas, inteligência e treinamento a Kiev.
Putin rebate Trump e questiona OTAN após ser chamado de tigre de papel
Trump, que em 2023 sugeriu que a Ucrânia cedesse territórios para alcançar a paz, mudou de tom na semana passada ao dizer que Kiev poderia recuperar “todo o seu território” e classificou a Rússia como “tigre de papel”. Putin respondeu: “Se estamos enfrentando todo o bloco da OTAN e mesmo assim avançamos, então como se define a própria OTAN?”
Em tom mais sério, o presidente russo advertiu Washington contra o envio de mísseis de cruzeiro Tomahawk à Ucrânia. “É impossível usar Tomahawks sem participação direta de militares norte-americanos. Isso representará um novo e perigoso estágio de escalada”, afirmou. Até o momento, o governo dos EUA não anunciou decisão sobre o tema.
Segundo a agência Reuters, autoridades europeias acusam Moscou de violações de espaço aéreo com drones e caças sobre Polônia, Estônia e outros países do bloco. Putin ironizou: “Prometo não voar de drone até Lisboa”, disse, arrancando risos da plateia, mas ressaltou que a histeria sobre um possível ataque russo a um membro da OTAN “não tem base na realidade”.
O líder russo também citou a falta de efetivo nas Forças Armadas ucranianas e reforçou que Moscou controla “quase toda” a província de Luhansk, 81% de Donetsk e cerca de 75% das regiões de Zaporizhzhia e Kherson. Para ele, a saída mais segura seria Kiev iniciar negociações de paz.
Perguntado sobre seu encontro com Trump no Alasca, em agosto, Putin classificou a conversa como “produtiva” e elogiou “esforços para buscar vias de acordo”. Porém, advertiu que possíveis “medidas competitivas” de potências ocidentais contra a Rússia receberiam resposta imediata.
Em meio à maior crise entre Moscou e o Ocidente desde a Guerra Fria, as declarações de Putin elevam a tensão diplomática e militar, sobretudo após as mortes e feridos provocados pelos recentes ataques aéreos na Ucrânia.
Para acompanhar desdobramentos sobre conflitos globais e seus impactos, visite nossa editoria de Notícias e Tendências e continue informado.
Crédito da imagem: Global News
Postagens Relacionadas