Previsão da primavera 2025: chuva e calor acima da média

Previsão da primavera 2025 indica que a estação, que começa oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), será inaugurada por uma frente fria impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul. O sistema deve provocar instabilidade em boa parte do país já nos primeiros dias da nova temporada.

De acordo com dados da Climatempo, os temporais se espalham pelo Sul até terça-feira (23), quando a chuva dá trégua, mas os ventos seguem fortes em Santa Catarina e Paraná, podendo superar 70 km/h. O Sudeste e o Centro-Oeste também entram na rota da instabilidade, com risco de raios, queda de árvores e alagamentos, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo.

Previsão da primavera 2025: chuva e calor acima da média

A frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul e centro-sul de Goiás, enquanto pancadas continuam no Mato Grosso. Brasília (DF) e Cuiabá (MT) podem registrar chuva, mas o calor persiste no extremo norte sul-mato-grossense, em Goiás e no norte mato-grossense.

No Norte, a alta umidade favorece temporais isolados no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Já o sudeste do Tocantins enfrenta tempo seco. No Nordeste, há previsão de pancadas ao longo do litoral do Maranhão e do Ceará, além da faixa leste entre a Bahia e o Rio Grande do Norte; no interior, o destaque é o calor intenso.

Influenciada pelo retorno do fenômeno La Niña, a primavera de 2025 tende a registrar:

  • Frentes frias frequentes no Sul e Sudeste, provocando quedas bruscas de temperatura até novembro;
  • Chuvas acima da média na Amazônia e na costa norte nordestina;
  • Redução das precipitações no extremo Sul;
  • Formação de corredores de umidade propensos à Zona de Convergência do Atlântico Sul.

A regularidade das chuvas deve aumentar a partir de meados de outubro. Mesmo assim, as temperaturas ficarão acima da média na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com picos de calor no Maranhão, Piauí, oeste e norte da Bahia, Tocantins e leste do Pará. No Norte, o excesso de precipitação eleva o risco de cheia severa em 2026 nas bacias do rio Negro e do Solimões.

Capitais como Porto Alegre (10 °C a 22 °C na terça) e Curitiba (6 °C a 21 °C) sentirão o ar mais frio, enquanto Rio de Janeiro ainda pode alcançar 40 °C nesta segunda. Belo Horizonte, Brasília e Campo Grande terão variações bruscas entre o início e o meio da semana.

Mais detalhes da previsão podem ser conferidos no portal da Climatempo, que monitora em tempo real o avanço da frente fria e dos sistemas de umidade.

Para acompanhar outras análises sobre clima e tendências, visite nossa editoria Notíciase tendências e fique informado sobre as mudanças que impactam o dia a dia. Boa leitura!

Imagem: Desiree Ferreira/iStock

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.