Nicolas Sarkozy condenado a 5 anos de prisão na França

Nicolas Sarkozy condenado pela Justiça francesa a cinco anos de prisão após ser considerado culpado de conspiração criminal para financiar ilegalmente sua campanha presidencial de 2007 com recursos vindos da Líbia.
O veredicto foi anunciado nesta quinta-feira (…), em Paris, e determina que o ex-presidente, de 70 anos, cumpra pena mesmo que apresente recurso. A data exata de encarceramento será definida posteriormente, evitando que ele deixasse o tribunal algemado.
Nicolas Sarkozy condenado a 5 anos de prisão na França
Segundo a decisão, entre 2005 e 2007 Sarkozy permitiu que assessores buscassem apoio financeiro junto ao governo de Muammar Gaddafi em troca de supostos favores diplomáticos. O tribunal, porém, absolveu o político de outras três acusações: corrupção passiva, financiamento eleitoral ilegal e ocultação de desvio de fundos públicos.
Durante a leitura de mais de uma hora, a juíza ressaltou que, pelo código penal francês, a existência de um esquema corrupto configura crime mesmo que o repasse de dinheiro não seja provado. Ainda assim, a corte afirmou não haver certeza de que valores líbios tenham efetivamente abastecido a campanha vencedora de 2007.
Dois ex-ministros próximos ao réu, Claude Guéant e Brice Hortefeux, também foram considerados culpados de associação criminosa, mas tiveram parte das imputações rejeitadas. A decisão sugere que a iniciativa para captar recursos no exterior partiu do círculo íntimo, com anuência do então candidato.
Sarkozy classificou a condenação como “injustiça escandalosa” e confirmou que vai recorrer. “Se tiver de ir para a prisão, irei de cabeça erguida”, declarou, acompanhado da esposa Carla Bruni-Sarkozy e de três filhos adultos que estavam no tribunal.
As suspeitas remontam a 2011, quando uma agência líbia e o próprio Gaddafi alegaram ter repassado milhões de euros à campanha francesa. Documentos divulgados em 2012 pelo site investigativo Mediapart apontavam um acordo de € 50 milhões, mas a corte considerou provável que o memorando seja falsificado. Parte das provas envolveu depoimentos do empresário franco-libanês Ziad Takieddine, que morreu terça-feira (75 anos) em Beirute.
Apesar das sucessivas controvérsias judiciais — ele já recebeu condenações por corrupção e financiamento ilegal em outros processos —, Sarkozy continua figura influente na direita francesa. A nova sentença, contudo, fragiliza ainda mais seu legado político.
Detalhes adicionais sobre o julgamento podem ser conferidos nesta análise da BBC, veículo de referência internacional.
Para entender como decisões judiciais impactam carreiras políticas em todo o mundo, leia também nosso conteúdo em Ciência e Tecnologia e acompanhe as próximas atualizações.
Crédito da imagem: Globalnews.ca
Postagens Relacionadas