Lachlan Murdoch assume império de mídia após acordo

Lachlan Murdoch assume império de mídia após acordo, selado nesta segunda-feira (10), colocando fim à disputa sucessória que envolvia os herdeiros de Rupert Murdoch, de 94 anos.

O acerto garante ao primogênito o comando de um novo truste que deterá as ações votantes da Fox Corporation e da News Corp, proprietárias de veículos como Fox News, The Wall Street Journal e The New York Post. Já os irmãos Prudence MacLeod, Elisabeth Murdoch e James Murdoch deixam de ser beneficiários de qualquer fundo que possua participação nos conglomerados.

Lachlan Murdoch assume império de mídia após acordo

Pelo entendimento, os três irmãos mais velhos devem vender, nos próximos meses, cerca de 14,2 milhões de ações da News Corp e 16,9 milhões de papéis da Fox Corp, recebendo aproximadamente US$ 1,1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) cada um. Eles passam a integrar um novo truste que será financiado com o dinheiro da venda, mas sem direito a voto nas empresas de mídia, o que preserva a linha editorial conservadora do grupo.

A decisão encerra anos de litígio travados em Nevada, estado conhecido por oferecer sigilo em disputas de família. O processo começou quando Rupert tentou alterar unilateralmente o truste original para concentrar o poder em Lachlan, medida contestada pelos irmãos mais velhos e rejeitada por um tribunal de Reno em dezembro passado.

Analistas veem o resultado como vitória de Rupert, ainda que “cara”. Segundo o jornalista Andrew Neil, ex-Sunday Times, o patriarca temia que Lachlan fosse “vencido no voto” pelos irmãos de perfil liberal; agora, o risco deixa de existir. O professor Matthew Ricketson, da Deakin University, lembra que James se afastou do conglomerado após divergências sobre mudanças climáticas e cobertura das eleições de 2020, temas nos quais a Fox News deu ampla voz ao ex-presidente Donald Trump.

Apesar de ter se afastado da gestão diária em setembro de 2023, Rupert permanecerá como chairman emérito. No comando executivo, Lachlan seguirá à frente da News Corp e da Fox Corporation, posição que ocupa desde o ano passado.

Mais detalhes sobre as repercussões podem ser conferidos na cobertura da BBC News, referência internacional em jornalismo.

Para acompanhar outras análises sobre o setor de mídia e negócios, visite nossa editoria de Notícias e tendências e continue informado.

Crédito da imagem: Getty Images

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.