História real de A Mulher Rei: fatos por trás do filme

História real de A Mulher Rei volta ao centro das atenções depois que o longa, lançado em 2022, entrou no top 10 da Netflix em setembro de 2025. O drama de ação estrelado por Viola Davis combina eventos históricos com ficção para narrar a luta das lendárias guerreiras Agojie, no Reino de Daomé, durante a década de 1820.

A trama mostra a general Nanisca treinando uma nova geração de combatentes, entre elas a jovem Nawi, enquanto o pequeno reino africano enfrenta traficantes europeus de escravos e o poderoso Império Oyo. Mas o que é fato e o que é licença artística no roteiro?

História real de A Mulher Rei: fatos por trás do filme

O Reino de Daomé existiu na África Ocidental, onde hoje fica a República do Benim, de 1620 ao início do século XX. Governado por monarcas hereditários, o Estado se projetou militarmente e economicamente com o comércio de prisioneiros de guerra, vendidos como escravos a potências europeias. Esse contexto aparece no filme, assim como o conflito recorrente contra o Império Oyo.

As Agojie, núcleo da narrativa, eram batalhões femininos formados a partir da década de 1720. Derivadas de antigas caçadoras de elefantes, elas somavam entre 6 mil e 8 mil mulheres em seu auge. Altas, ágeis e submetidas a rígido treinamento físico e mental, utilizavam facas, lanças, arcos com flechas envenenadas e até canhões em combates corpo a corpo e emboscadas.

Nanisca e Nawi também têm base histórica. Relatos de um mercador francês do fim do século XIX citam uma comandante chamada Nanisca, enquanto registros apontam que Nawi, considerada uma das últimas Agojie, morreu em 1979 com mais de 100 anos.

No fim do século XIX, Daomé entrou em declínio. A abolição do tráfico transatlântico retirou sua principal fonte de renda e abriu espaço para o avanço imperial francês. Derrotado na Primeira (1890) e na Segunda Guerra Franco-Daomeana (1892-1894), o reino foi incorporado às colônias francesas na África Ocidental, encerrando a era das Agojie.

Para saber mais sobre o território que deu origem à história, a Encyclopaedia Britannica traz um panorama detalhado do atual Benim em https://www.britannica.com/place/Benin.

Agora que você conhece a história real de A Mulher Rei, continue explorando conteúdos sobre cinema e tendências em nosso portal. Acesse outras notícias e tendências e fique por dentro das novidades!

Crédito da imagem: Divulgação/TriStar Pictures

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.