Exame HPV gratuito no SUS começa a ser oferecido

Exame HPV gratuito no SUS começa a ser oferecido

Exame HPV gratuito no SUS já está disponível em unidades de saúde de 10 estados e do Distrito Federal, permitindo a detecção precoce do papilomavírus humano, principal causa do câncer de colo de útero.

Exame HPV gratuito no SUS começa a ser oferecido

O Sistema Único de Saúde iniciou, neste mês, a oferta do teste molecular de DNA-HPV, criado para substituir gradativamente o papanicolau em todo o país. Desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) em parceria com a Fiocruz, o método brasileiro identifica 14 genótipos do vírus responsáveis por cerca de 17 mil novos casos de câncer de colo de útero por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde, o exame pesquisa diretamente o material genético do HPV nas células coletadas do colo do útero. A alta sensibilidade permite flagrar o vírus antes de qualquer lesão, reduzir pedidos de exames adicionais e agilizar o acompanhamento médico.

Como o teste funciona

A coleta é similar à do papanicolau: o profissional de saúde introduz um espéculo ginecológico e utiliza espátula para retirar amostra de células. Se o resultado for positivo, a paciente é encaminhada para o papanicolau a fim de verificar possíveis alterações. Quando negativo, o intervalo para repetir o exame sobe para cinco anos.

Quem pode fazer e onde encontrar

Nesta primeira fase, o exame HPV gratuito no SUS está liberado em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rondônia, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A meta do Ministério da Saúde é expandir a cobertura para todo o território nacional até o fim de 2026.

O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos que realizam consulta ginecológica nas unidades básicas de saúde. A expectativa é que a nova tecnologia contribua para reduzir a incidência e a mortalidade por câncer de colo de útero, responsável por 90 % dos casos ligados ao HPV.

Para saber mais sobre avanços da saúde pública e outras inovações, visite nossa seção de Ciência e Tecnologia e continue acompanhando nossas atualizações.

Crédito da imagem: Getty Images

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.