Eclipse lunar total: veja online a Lua de Sangue amanhã será o principal espetáculo astronômico deste domingo (7). O fenômeno, que se estenderá por 3 h 29 min 24 s, terá 1 h 20 min de totalidade, quando a superfície da Lua adquire o tom avermelhado que inspira o apelido “Lua de Sangue”.
Segundo previsões, a fase completa poderá ser vista do início ao fim na maior parte da Ásia, no leste da África e no oeste da Austrália. Em outras regiões da África, na Europa e em porções da Austrália, apenas trechos do eclipse — total ou parcial — estarão visíveis. No Brasil, o evento não poderá ser observado, pois ocorrerá entre 13h27 e 16h56 (horário de Brasília), período em que o satélite estará abaixo do horizonte.
Eclipse lunar total: veja online a Lua de Sangue amanhã
Para os brasileiros, a alternativa será acompanhar a transmissão ao vivo promovida pelo Olhar Digital a partir das 14h, em todas as plataformas do portal. A live contará com a apresentação do editor de Ciência e Espaço, Lucas Soares, e comentários do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
O eclipse lunar total acontece quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra completa sobre o satélite. A luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é filtrada e desvia-se, tingindo a Lua de vermelho. Há três tipos de eclipse lunar — total, parcial e penumbral —, mas apenas o total produz a famosa coloração rubra.
De acordo com o site TimeAndDate, cerca de 60 % da população mundial poderá acompanhar integralmente o evento, enquanto até 87 % terá ao menos uma visão parcial, caso o céu esteja limpo. Este será o segundo e mais longo eclipse lunar de 2025; o primeiro ocorreu em março, com destaque para a América.
Após a Lua de Sangue, o calendário astronômico de 2025 prevê um eclipse solar parcial em 21 de setembro, visível apenas no sul da Austrália, nos oceanos Pacífico e Atlântico e na Antártida.
Quer ficar por dentro de mais novidades sobre espaço, ciência e tecnologia? Visite nossa editoria de Ciência e tecnologia e continue acompanhando os próximos eventos celestes.
Crédito: TimeAndDate