Casos de sarampo acendem alerta e vacinação cai no Brasil

Casos de sarampo voltaram ao centro das atenções após o Ministério da Saúde confirmar 34 ocorrências no Brasil em 2025, até a Semana Epidemiológica 38 (29/9 a 5/10). A pasta distribuiu alerta nacional para reforçar vigilância e ampliar a cobertura vacinal, temendo a reintrodução do vírus eliminado em 2016.
Dos registros atuais, nove estão associados a viajantes que retornaram do exterior, 22 resultam de transmissão por contato com infectados fora do país e três apresentam compatibilidade genética com cepas em circulação internacional. Tocantins, Maranhão e Mato Grosso foram classificados como estados em surto ativo.
Casos de sarampo acendem alerta e vacinação cai no Brasil
No Tocantins, o surto começou em julho, em Campos Lindos, depois que quatro moradores voltaram da Bolívia. A baixa cobertura vacinal local favoreceu a proliferação do vírus. No Maranhão, a confirmação envolve uma mulher de 46 anos, não vacinada, residente em Carolina, cidade limítrofe a Campos Lindos. Em Mato Grosso, a transmissão ocorreu em Primavera do Leste, atingindo três pessoas da mesma família, também não vacinadas e que estiveram recentemente na Bolívia.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, alerta que o declínio na vacinação é crucial para o retorno da doença: “Antes, o vírus até entrava, mas não causava surto porque a população estava protegida; agora encontra muitas pessoas suscetíveis”.
Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde revelam que, em 2024, a cobertura da primeira dose da tríplice viral atingiu 95,7%, enquanto a segunda ficou em 74,6%. Em 2025, os índices caíram para 91,2% e 74,6%, ambos abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério.
A falta de percepção de risco também contribui para a baixa adesão, segundo Ballalai. Historicamente, a procura por imunização só cresce quando ocorre um surto, como foi observado com a febre amarela em anos anteriores.
O cenário global reforça a preocupação. Entre janeiro e 9 de setembro de 2025, 173 países notificaram 360.321 casos suspeitos de sarampo, sendo 164.582 confirmados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A região do Mediterrâneo Oriental concentrou 34% dos casos, seguida pela África (23%) e pela Europa (18%). Nas Américas, houve 11.691 confirmações e 25 mortes, com destaque para Canadá, México e Estados Unidos.
Na América do Sul, surtos persistem na Bolívia (320 casos), Paraguai (50), Peru (4) e Argentina (35). O Ministério da Saúde reitera que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção e mantém a meta de 95% de cobertura para evitar uma restabelecimento do vírus no território nacional.
Para acompanhar outras atualizações sobre saúde pública e tecnologia, visite nossa editoria de Ciência e tecnologia e fique por dentro das principais tendências.
(Imagem: fotohay/Shutterstock)
(Imagem: KomootP/Shutterstock)
(Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Postagens Relacionadas